8 Excelentes dicas para cuidar da saúde mental

52

 Para que tenhamos uma vida equilibrada é crucial não apenas cuidar da saúde física, mas fundamentalmente, da saúde emocional.

Actualmente, em Angola há muitas pessoas desenvolvem doenças ligadas às emoções: ansiedade e depressão sem sombra de dúvidas são um dos distúrbios que mais afectam as pessoas.

O que tem provocado esses problemas é a exigência exagerada da sociedade que estamos inseridos.

O mundo exige que sejamos o tempo todo “perfeitos”.

Mas, isso não é possível, tendo em vista que somos seres humanos, com defeitos e qualidades.

Para de se cobrar tanto, recordar-se que somos imperfeitos, Existe muitas pessoas que vivem frustradas por não possuírem o cabelo, nem corpo de uma determinada figura pública.

Por consequência dessa turbulência, doenças como a depressão e problemas como a insónia e a ansiedade se tornaram uma realidade muito comum.

Seriamos injustos dizer que a tecnologia não é um grande estimulador das nossas actividades, o que faz com que o apego aos aparelhos electrónicos não nos deixe descansar.

Esteja próximo a pessoas queridas

Partindo da premissa que vivemos no mundo conturbado, escolher estar ao lado de pessoas que nos amam, que fazem o bem, que se importam connosco.

Em outras palavras, saber escolher aquelas pessoas que agregam, trazem paz, nos inspiram com coisas positivas.

Evite o uso de álcool e outras drogas

Segundo o especialista, aconselha-nos para evitamos o consumo de álcool e outras drogas que aumentam as chances de se desenvolver transtornos mentais.

Cuide do corpo

O que podemos aconselhar para as pessoas investirem em refeições ricas em alimentos natural e não se excedam no consumo de doces, gorduras e sal.

Durma bem

Está provado cientificamente que descansar é importante para o bom funcionamento do organismo, em especial, do cérebro.

Podemos ter problemas de transtornos mentais, quando não dormimos em condições. Então, pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite usar telefone, computador ou ver televisão.

Pare de tentar controlar o mundo

Você tem que se colocar no lugar dos outros, e aceitar as pessoas como elas são, até porque ninguém é igual a ninguém.

Adoptar hábitos saudáveis

Se pretendes possuir uma vida saudável reservar tempo para cultura e lazer são aspectos que focam na promoção do bem-estar, valorização da saúde e prevenção.

Não deixe que ninguém diminua você

Algumas pessoas já sofreram o bullying, este ataque fere a auto-estima de quem sofre. Se isso acontece com você, pense em procurar ajuda psicológica.

Alimente-se adequadamente

Segundo o profissional, uma boa alimentação não só ajuda o corpo a funcionar fisicamente, como também a sua saúde mental. Para que ele funcione bem, o seu combustível precisa ser de qualidade.

É fundamental reter que as dicas, como cuidar da saúde mental nem sempre serão o suficiente para todos os casos. Razão pelo qual, avalie as suas necessidades e procure um profissional.

Tal qual como já fizemos referência ao longo deste artigo, a relação entre a prática de actividades físicas e uma vida mais feliz é cientificamente comprovada. Por isso, mesmo com uma rotina agitada, dedique alguns minutos do seu dia para treinar.

Em suma, seja sempre amigo do bem, faça o bem a quem está próximo de você, independente de quem seja. As boas acções são contagiosas.

Partilha nosso artigo nas suas redes sociais.

 

 

Share

Posts created 136

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top
error: Protected!