A importância do sono para a saúde

58

Partindo da premissa que o nosso corpo não é uma máquina precisa descansar para repor energias pela alimentação e pelo sono.

Todos nós almejamos, ter excelente noite de sono porque é neste fase que recuperamos as nossas capacidades físicas, intelectuais e mentais.

Sempre os médicos aconselham dormir oito horas por dia, visto que o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Razão pelo qual, o sono é fundamental para a nossa saúde.

Podemos considerar que o acto de descansar e a recuperação de energias fazem parte estilo de vida saudável e são essenciais para a saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as pessoas não dormem bem: 27% das pessoas que recorrem aos cuidados de saúde primários têm problemas com o sono e uma em cada quatro pessoas já teve, pelo menos, um episódio de insónia numa qualquer noite da sua vida.

Assim, a insónia é, comprovadamente, a principal perturbação do sono.
Ainda que seja uma perturbação do sono, a insónia não é em si a doença, é “apenas” o sintoma de um problema muitas vezes ignorado.

Como ter uma boa noite de sono?

Esperamos que coloca em prática essas dicas.
Primeiramente o que deves fazer é reduzir o consumo de álcool, cafeína, nicotina e outros químicos que interferem com o sono e evitá-los antes de dormir.

Muitas vezes, o ambiente que nós dormimos não é das melhores, por isso, transforma o quarto num ambiente indutor de sono, escuro, calmo e confortável.

Para melhor a nossa saúde física e mental, temos que estabelecer uma rotina calma e relaxante uma hora antes de ir dormir.

Uma outra dica, que ajuda na qualidade de sono, tem a ver em ir para a cama apenas quando se sentir cansado.

Quando estamos na cama devemos evitar usar as redes sociais e olhar constantemente para o relógio, para não aumentar a sensação de stress.

Não esqueça, usar a luz natural para regular o relógio interno. Deixá-la entrar no quarto, de manhã, e sair para um passeio a meio do dia. A luz ajuda o corpo a perceber os ritmos naturais.

Segundo os especialistas em saúde, deitar e acordar sempre às mesmas horas ajuda a estabelecer uma rotina que garante um sono melhor e mais consistente.

O que acontece com algumas pessoas jantam muito tarde, ideal jantar cedo e comer refeições leves, de modo a evitar digestões muito lentas.

Para ter um sono tranquilo, beber líquidos suficientes à noite para não acordar, a meio do sono, com sede. Mas não exagerar para não passar a noite a ir à casa de banho.

Então, é importante fazer o seu treino logo pela manhã ou, no máximo, até três horas antes de ir para a cama. Vai estar mais cansado quando se deitar e o efeito de alerta provocado pelo exercício físico já terá passado.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Lubeck, na Alemanha conclui que as  pessoas que dormem bem absorvem melhor as informações que recebem durante o dia.

As horas de sono ocorre a produção de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, fundamentais para o aprendizado e a memória.

Gostou do artigo? Partilha nas suas  redes sociais.

 

Partilhar

Artigos criados 136

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
error: Protected!