Podemos considerar que a liderança é a competência que um  profissional tem para administrar e conduzir um grupo de colaboradores para contribuir com os resultados da empresa.

De acordo com especialista, o verdadeiro líder tem o poder de influenciar quem está ao seu redor para que todos, voluntariamente, estejam dispostos a lutar pelos objectivos da empresa.

Tendo em conta, as empresas estão no mercado cada vez mais competitivo para sobreviver exige mudanças diárias e aquela que não se adapta a novas realidades fica para trás.

Então, para encarar o processo mudança e  reestruturação constante, é preciso  ser um bom líder.

Sem sombra de dúvida, o papel da liderança é crucial e vital para que os processos mantenham um fluxo organizacional perfeito. Por meio de um bom líder: as metas ficam mais claras; as funções são delegadas da forma correcta; os resultados são mais satisfatórios.

Podemos considerar que o papel da liderança não é tarefa fácil, já que vai muito além de apenas gerir sua equipa.

O que fazem os líderes pelas organizações

Os principais feitos que líderes proporcionam à empresa são:

Superação de expectativas

os líderes buscam sempre alcançar um degrau acima daquele que foi estabelecido como meta. Pode ser até que seja mais de um degrau. Sua energia e seus conhecimentos fazem com que ele tenha disposição e expertise para atingir um desempenho acima da média.

Sintonia com as novidades 

Tal qual como diz o  velho um homem informado vale por mil, é errado que um funcionário que não saiba o que está acontecer no mundo e que não se actualiza sobre as novidades do sector em que trabalha. Mais errado ainda é quando esse colaborador é um líder. Como ele poderá propor novas ideias se não oxigena a criatividade? Como ele poderá prever mudanças no mercado se não acompanha as notícias?

Dá o exemplo

Uma das características que um líder deve possuir  é a capacidade de influenciar pessoas, somada à vitalidade para o trabalho, fazem do líder um exemplo perfeito para os colaboradores se espelharem. Por ter uma posição de prestígio, as pessoas o admiram e querem ser como ele.

Solidariedade

É fundamental que profissional da liderança perceba que o seu papel não é apenas  de direccionar o trabalho, mas também de cuidar de cada um dos membros do grupo.

Não adianta que um colaborador entregue uma actividade com a qualidade alta, ao mesmo tempo em que a sua saúde mental não está em boas condições. Razão pelo qual,  o líder deve sempre ver como todos estão e entender como pode ajudar caso esteja acontecer algum problema, seja profissional ou até pessoal.

Pensamento e acção

Não adianta querer ser um líder que não domina as ferramentas que possui, bem como sua disposição e visão ampla de mundo, levam o líder a vislumbrar cenários futuros e agir preventivamente. Um líder sabe o que precisa ser feito e o faz, especialmente nos casos que exigem um imediatismo.

Conhecimento, diálogo e esclarecimento

O líder deve procurar estar próximo dos colaboradores, conhecê-los no âmbito pessoal e ter as suas competências profissionais são pontos que fazem parte da função do líder.

Por meio da empatia, o profissional dialoga e esclarece pontos que podem estar mal elucidados. Ele também transmite os valores e a missão da empresa, ajuda na aderência da cultura organizacional.

Toda essa interacção favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, o desempenho e os bons resultados para a equipa e a empresa.

 

Enxerga o potencial das pessoas

O profissional que está no comando é preciso que  esteja atento ao que está acontecer na equipa dele.  Mais do que isso, é obrigatório que ele compreenda qual é o papel de cada um e como eles podem evoluir e se tornarem colaboradores ainda melhores.

Em meio a esse processo de treinamento e desenvolvimento, é possível que o líder já encontre um talento que pode se destacar ainda mais.

Tomada de decisão e direccionamento

Ao conhecer as competências de cada um dos colaboradores que integram a sua equipa, o líder consegue orquestrar os seus liderados em direcção aos objectivos da empresa. Assim, ele alinha os esforços de todos aos objectivos estratégicos da organização.

Entendeu a importância da liderança na organização, partilha nas suas redes sociais.

 

 

Partilhar


Redação

O Successcode é uma marca de mídia digital Africana, com foco no empreendedorismo moderno. O Successcode destaca o lado empreendedor de artistas, atletas, empresários e diversos criadores. Use o email info@successcodeblog.com para enviar uma mensagem para a redacção, parceria ou comercial.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *